Última atualização do site: 02 de Julho de 2024 - 19:02h.

11/06/2024
Ação de Limpeza em Palmital: Combatendo o Mosquito Aedes Aegypti e Garantindo um Ambiente Mais Saudá

A Prefeitura Municipal de Palmital, por meio das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, realizou uma grande Ação de Limpeza nos quintais de toda a área urbana do município, de 13 de maio a 07 de junho de 2024. O objetivo principal foi combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e garantir um ambiente mais limpo e saudável para todos os moradores.

Com o alarmante número de 1.255 casos de dengue confirmados, a ação se tornou essencial. Durante esse período, 4.756 imóveis, incluindo residências, comércios e pontos estratégicos, foram vistoriados. Os tipos de lixo encontrados e retirados incluíram pneus, garrafas, latas, embalagens plásticas, metais, vidros, eletrodomésticos velhos, televisores, fogões, sofás, geladeiras, roupas e calçados acumulados, colchões, utensílios domésticos e até animais mortos. Esses itens são potenciais criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, baratas, bicho barbeiro e ratos, todos transmissores de doenças graves como dengue, febre amarela, leptospirose e doença de chagas.

A higienização é a melhor forma de evitar doenças em nossas casas. Manter um ambiente limpo, organizado e seco é garantir um lar saudável e livre de infestações. Durante a ação, os imóveis foram minuciosamente inspecionados pela equipe de Endemias e agentes de coleta. Ao todo, 26 bairros foram visitados, resultando na retirada de 19 caminhões de lixo. Foram encontradas 25 amostras de larvas, das quais 148 eram positivas para o mosquito Aedes Aegypti.

A ação de limpeza foi realizada com sucesso, demonstrando o comprometimento da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Meio Ambiente em contribuir para a eliminação dos criadouros do mosquito e a redução do risco de doenças transmitidas por insetos. É crucial manter a limpeza constante e o engajamento da comunidade para garantir um ambiente mais saudável para todos.