Última atualização do site: 02 de Julho de 2024 - 19:02h.

21/06/2024
Protegendo Nossa Cidade: Secretaria de Saúde Contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Palmital, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando suas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Nossos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão trabalhando incansavelmente para monitorar e conscientizar a população sobre as medidas de prevenção contra esse mosquito, conhecido por transmitir doenças como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Medidas de Prevenção:

Os agentes estão focados na eliminação de criadouros e na limpeza de terrenos baldios, quintais e imóveis urbanos. Recentemente, iniciamos um trabalho de Nebulização com UBV Costal, uma técnica eficaz para bloquear a proliferação do inseto. Esta medida transforma o inseticida em uma névoa fina e densa, eliminando o Aedes Aegypti na fase adulta. A aplicação será realizada em áreas com alto índice de infestação, complementando as ações que devem ser realizadas pelos moradores de cada bairro.

Como Podemos Contribuir:

• Evitar Coletar Água da Chuva: O acúmulo de água é a porta de entrada para os mosquitos.
  • Descartar Garrafas e Litros Inúteis: Não guarde recipientes que não serão mais usados.
  • Lixo Doméstico: Coloque o lixo em sacos plásticos e dentro de recipientes com tampa. Não jogue lixo em terrenos baldios.
  • Plantas e Pratinhos: Evite usar pratinhos nos vasos de plantas.
  • Pneus Usados: Retire toda a água dos pneus e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
  • Limpeza de Calhas: Realize com frequência a limpeza das calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
  • Recipientes para Animais Domésticos: Lave semanalmente com água e sabão todos os recipientes usados para animais domésticos.
  • Entulhos: Não guarde entulhos que podem se tornar criadouros de insetos.

A Importância da Comunidade:

O sucesso das ações de combate à Dengue depende da participação ativa de todos. Cada morador tem um papel crucial na prevenção da infestação do mosquito. Com medidas simples e diárias, podemos proteger nossa cidade e garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos.

Juntos, somos mais fortes contra o Aedes Aegypti! Vamos fazer nossa parte e manter Palmital livre dessas doenças.